segunda-feira, 30 de maio de 2011

50 Idéias para cidades mais verdes e amigaveis

0 Comentarios
                   50-ideas-para-una-ciudad-mejor 
50 ideias para uma nova cidade ©Urban Omnibus.
Urban Omnibus é um projeto da Liga de Arquitetura de Nova York que procura entender melhor o funcionamento das cidades e promover ideias que permitam o desenvolvimento de locais mais inclusivos, sustentáveis e atraentes para as pessoas. Ao longo dos últimos dois anos, o projeto criou e testou ideias de todo tipo para melhorar a cidade de Nova York, e agora reuniu os cinquenta melhores em um guiapara inspirar pessoas de todo o mundo.
De reaproveitar a energia consumida pelas pessoas em vários momentos do dia até usar o espaço público para compartilhar informações na comunidade, há todo tipo de ideias inspiradoras. Apresentamos aqui uma seleção das mais interessantes, com a respectiva numeração.
1. Combater a mudança climática adaptando estruturas existentes. Mudar nosso estilo de vida não significa, necessariamente, começar do zero (construir novos edifícios deixa marcas muito maiores no ambiente do que adaptar os que já existem).
3. Reaproveitar a energia consumida pelas pessoas em suas atividades diárias, por meio de dispositivos em portas giratórias e em salas de jogos, por exemplo.
4. Fazer a diferença em uma comunidade que você conhece. Para ajudar, não é preciso uma superprodução. Muitas vezes o impacto está nas pequenas intervenções (ideias como a do Projeto Better Block seguem essa linha).
5. Fazer mapas de tudo. Saber onde estão as coisas é o primeiro passo para encontrar oportunidades e desafios.
6. Usar estruturas temporárias para oferecer soluções a comunidades carentes (um exemplo é a iniciativa ARTfarm New York)
8. Encontrar a capacidade ociosa e colocá-la para trabalhar. Quantos são os carros parados em uma cidade e quantas são as pessoas que precisam se locomover? Quantos livros há nas bibliotecas, e quantas são as crianças sem ler? Muitas vezes a solução está à nossa volta, é só usar a criatividade.
11. Estimular as escolas a envolver as crianças com a educação de forma mais atraente (melhorando o visual dos edifícios, por exemplo).
12. Usar o espaço público para apresentar ideias e iniciar discussões (por meio de quadros e cartazes que compartilhem informações na rua, por exemplo).
  12-espacio-publico-mensajes 
 Pôster que apresenta a ideia de aproveitar o espaço público para comunicar. ©Urban Omnibus.
15. Ver a cidade por meio da comida. Ao entendera estrutura das cadeias de fornecimento, dos processos e da distribuição dos alimentos que consumimos, é possível criar opções mais saudáveis e independentes.
20. Reconsiderar onde, como e com quem trabalhamos. As tecnologias móveis e espaços de trabalho flexíveis indicam que está na hora de repensar a função dos escritórios, para melhorar a vida das pessoas e o funcionamento das cidades.
27. Celebrar e impulsionar a ecologia das cidades. Por meio de intervenções como a construção de um aviário, é possível aprender e observar a flora e a fauna das cidades.
30. Criar maneiras de compartilhar espaços e recursos (criando, por exemplo, plataformas para os vizinhos e as empresas se comunicarem e fazerem uso mais eficiente dos locais de trabalho).
31.Considerar  o uso do transporte público além das ruas, incorporando veículos de tração humana na água, por exemplo.
34.Desenvolver espaços de recriação observando as pessoas, em vez de criar espaços que ninguém utiliza.
41. Permitir que os cidadãos se envolvam na manutenção da infraestrutura, com sistemas simples para comunicar falhas em algum dispositivo, por exemplo.

Essas são apenas algumas das ideias propostas pelo Urban Omnibus. Quais você gostaria de promover ou implementar em sua cidade?