sábado, 28 de maio de 2011

Iluminação com lede avança com lançamentos da Philipis , Osram e Switch

0 Comentarios
De 17 a 19 de maio, a cidade de Filadélfia, na Pensilvânia, abrigou a Lightfair, uma das feiras importantes de produtos para iluminação do mundo, palco das principais tendências da indústria.
Felizmente, tudo indica que elas apontam para a sustentabilidade: quatro grandes empresas, incluindo a Philips, uma da maiores fabricantes de lâmpadas do mundo, anunciaram novas alternativas que utilizam a tecnologia LED, que devem substituir facilmente os tradicionais modelos incandescentes e de baixo consumo.
A notícia não é pouca coisa: apesar de o consumo de energia dos LEDs ser menor em comparação a outras formas de iluminação, não havia versões disponíveis em lâmpadas para consumo maciço.
Mas os lançamentos recentes podem mudar isso, fazendo com que esta tecnologia seja acessível para um número cada vez maior de pessoas e ampliando a eficiência energética, um importante passo em direção à sustentabilidade.
Segundo números divulgados pela Philips, a migração para as lâmpadas de LED pode economizar 5.220 megawatts de eletricidade e 630 milhões de dólares por ano nos Estados Unidos; a consequente redução de gases do efeito-estufa seria equivalente a remover um milhão de carros das ruas.
EnduraLED A21 - Philips
Philips-enduraA21 
Imagem: Philips
Um dos lançamentos mais importantes foi a nova lâmpada EnduraLED A21, que proporciona iluminação equivalente a uma lâmpada de 75 watts com consumo de 17 watts, com economia de energia de 80% e duração 25% maior do que a de uma una lâmpada incandescente. O modelo estará disponível nos Estados Unidos no último quadrimestre de 2011 por cerca de 40 dólares, segundo comunicado oficial da empresa.

O preço ainda é bastante elevado em comparação ao de uma lâmpada tradicional, mas os executivos da empresa asseguram que o custo dos produtos com a tecnolgia LED cairá pela metade nos próximos cinco anos, segundo a Cnet News.
 A-Line - Osram Sylvania
Osram-sylvania-a-line
Outro interessante lançamento é a versão da lâmpada de 100 watts com LEDs da Sylvania, uma filial da Osram. Com uma economia de energia de 82% e duração 25 vezes maior que a das lâmpadas incandescentes, esta nova alternativa possui um rendimento luminoso e um padrão de distribuição (a forma como a luz é percebida) similares aos das lâmpadas tradicionais.
Os modelos equivalentes a 40, 60 e 75 watts, devem chegar ao mercado em julho,segundo comunicado da empresa. Os de 100 watts, no entanto, ainda não têm data para chegar às lojas.
Switch
Bombilla-LED-switch 
Imagem: Switch (http://www.switchlightbulbs.com/media.php).
Por fim, a empresa americana Switch anunciou na Lightfair outras alternativas a lâmpadas de 100, 75, 60 e 40 watts, que também economizam mais de 80% de energia em relação às tradicionais e oferecem uma percepção similar a das incandescentes.
No entanto, esse modelo possui um atrativo a mais: todas as peças podem ser recicladas, reutilizadas ou recuperadas, e portanto, não precisam ser descartadas ao final de seu ciclo de vida. O modelo amigável ao meio ambiente deve chegar ao mercado no outono do hemisfério norte e custará cerca de 20 dólares, segundo o USA Today.
Com estes lançamentos, é evidente que a indústria de iluminação pretende enfrentar o desafio da eficiência energética tendo a tecnologia LED como carro-chefe. 
A tendência também é uma resposta à legislação aprovada nos Estados Unidos, que proíbe a venda de lâmpadas de 100 watts, substituindo-as por outras no mínimo 25% mais eficientes a partir de 2012.
essas postagens  que eu publiquei abaixo foram retiradas do Discovery Channel brasil